Agropecuaria São Jorge e Estância São Manoel vencem prova da CRV Lagoa

Por em 14 de junho de 2019

Chega ao fim mais uma edição do teste de desempenho realizado pelo Centro de Performance (CP) da CRV Lagoa em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Realizado na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, o Teste que avalia o desempenho dos animais em regime de confinamento, com dieta balanceada a fim de simular o desempenho do animal em regime de pastagem, reuniu 62 exemplares, sendo 32 reprodutores da raça Hereford e 30 da raça Braford, oriundos de 25 propriedades do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

A raça Hereford, que marcou presença pela primeira vez na Prova, consagrou a Agropecuária São Jorge, de Bagé (RS), como grande campeã desta edição. O exemplar tatuagem P080 apresentou no final da avaliação um ganho médio diário (GMD) de 1,786 kg. Já na raça Braford o destaque foi para o touro tatuagem 38-Q144, da propriedade de Alfeu de Medeiros Fleck, Estância São Manoel, de Alegrete (RS), fechando a prova com um GMD de 1,821 kg.

Segundo o Gerente de Inovação e Rebanho e responsável pela Prova, Cesar Franzon, a qualidade dos exemplares participantes do teste foi excelente. “Reunimos muita qualidade na prova e isso mostra que os criadores estão em busca de novos mercados. Conseguimos avaliar e selecionar aqui dentro os melhores animais das raças HB’’, destacou.

A segunda colocação na raça Hereford ficou com o exemplar 147, da Agropecuária Dom Vitor, localizada em Santa Vitória do Palmar (RS), que fechou a prova com um ganho médio diário de 1,857 kg. Já a terceira colocação na raça foi para a Estância Tamanca, também de Santa Vitória do Palma (RS), com o touro O027, com 1,429 kg.

Na raça  Braford a segunda colocação foi para a Estância Bela Vista, de Santana do Livramento (RS), com o touro 38-4934, com 1,893 kg. De Itaqui (RS), mais precisamente do Grupo Pitangueira, a terceira colocação na raça Braford, que ficou com o reprodutor 38-S191.

Para o presidente da ABHB, Luciano Dornelles, a prova é uma ferramenta de seleção que mostra as potencialidades das raças. “É um teste que traz visibilidade aos criatórios participantes e, principalmente, dissemina a nossa genética HB. Além de ser uma prova que é realizada no principal centro de comercialização, em São Paulo”, afirmou.

Os animais participantes da prova serão comercializados em um leilão no dia 25 de junho, terça-feira. A atividade, que terá início por volta das 20 horas, será realizada pela Central Leilões e contará com a transmissão do Canal do Boi.

Confira a classificação completa:

Hereford

Braford

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »