ABHB realiza Primeiro Workshop de integração dos programas de avaliação genética disponíveis para as raças HB

Por em 2 de Abril de 2018

Além do PampaPlus, programa oficial de melhoramento genético da ABHB, Promebo e Conexão Delta G estão entre os programas utilizados pelos criadores

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre avaliação genética, integrando sócios e criadores das raças HB, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) promove no dia 3 de maio, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o primeiro Workshop sobre os Programas de Avaliação Genética das raças HB. A atividade, que antecede o 10º Curso Internacional de Melhoramento Genético do PampaPlus, o programa oficial de melhoramento genético da ABHB – irá contemplar ainda os Programas Promebo e Conexão Delta G.

“Queremos não só dar subsídios, mas também proporcionar para os sócios um intercâmbio de ideias, dando transparência e notoriedade aos programas de avaliação genética hoje utilizados pelos criadores das raças Hereford e Braford”, destacou o presidente da Associação, Luciano Dornelles de Dorneles.

Hoje, 59 dos mais de 300 associados espalhados pelo Brasil utilizam o PampaPlus, que fechou o ano de 2017 com 5.116 animais avaliados pelo programa. O Promebo totalizou 1.165 exemplares e o Conexão Gelta G, 9.297 exemplares.

Para tanto, uma programação com inscrições gratuitas foi desenvolvida, reunindo técnicos e representantes do PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G.  Na oportunidade, os participantes terão acesso a palestras sobre os três programas de melhoramento genético.

A programação, que pode ser conferida na íntegra abaixo, encerra com a realização de uma mesa redonda entre os palestrantes, e trará como pauta as novas tendências do melhoramento genético. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI. Vale destacar que o prazo encerra dia 20 de abril, fique atento e não deixe de participar!

PampaPlus

PampaPlus – Programa de Avaliação Genética da ABHB para as Raças Hereford e Braford – é o programa oficial da raças desenvolvido pela ABHB em parceria com a Embrapa (Centros Gado de Corte e Pecuária Sul). Tem por objetivo oferecer um programa de melhoramento genético com nível técnico de excelência no cenário nacional e internacional, fornecendo informações computadorizadas de fácil e ágil acesso e manuseio para a seleção de características econômicas de interesse do Conselho Técnico da ABHB nas raças Hereford e Braford, onde nossa Associação exerce o efetivo controle sobre o gerenciamento do programa. O PampaPlus realiza as avaliações através do Programa Embrapa de Melhoramento Genético – GENEPLUS, utilizando um conjunto de ferramentas e softwares que facilitam o gerenciamento de informações provenientes do campo que permite o produtor realizar diversos tipos de simulações, sob diversos índices de desempenho. Assim, direciona seus acasalamentos e gera relatórios informatizados, que facilitam a condução dos trabalhos a campo. MAIS INFORMAÇÕES AQUI.  

Conexão Delta G

A Conexão Delta G é uma associação que reúne um seleto grupo de agroempresas brasileiras, tendo como principal objetivo gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte. O programa de melhoramento genético é o forte elo de ligação entre as empresas participantes da Conexão Delta G. Estas empresas têm fazendas distribuídas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. A produção está baseada nas raças Hereford e Braford. Idealizado há mais de trinta anos pelo saudoso Dr. Luiz Alberto Fries, o Programa conta com a assessoria da GenSys, empresa que também é responsável pelas avaliações genéticas. MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Promebo

O PROMEBO® – Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares é um dos mais antigos programas de melhoramento bovino brasileiro. Fundado em 1974, a partir da tese de mestrado do Dr. Luiz Alberto Fries, completou 40 anos de trabalhos ininterruptos no ano de 2014 e consolidou-se como o principal programa de seleção para as raças britânicas e sintéticas, homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Possui um banco de dados com mais de 900 mil animais inscritos, entre eles as raças Hereford e Braford. MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Serviço

1º Workshop de Melhoramento Genético das Raças HB

Local: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Dia: 03 de maio

Hora: 9h

Ficha de inscrições: AQUI 

Investimento: Gratuito

Programação 

9:00 – Credenciamento e entrega de materiais

9:15 – Abertura – Presidente da ABHB – Luciano Dornelles

9:30 – Palestra: Fernanda Khul, Coordenadora do Promebo

10:30 – coffe break

10:50 – Palestra: Bernardo Pötter, presidente do CDT da Conexão Delta G

11:50 – 13:50 – Intervalo para o almoço

14:00 – Palestra: Bruno Teixeira, consultor técnico do PampaPlus

15:00 – coffe break

15:20 – 17:00 Mesa redonda de discussão

 

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Contribuiu: Murilo Alves, estagiário de jornalismo

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »