ABHB e Embrapa Pecuária Sul divulgam os campeões da PAC HB 2018/2019

Por em 23 de abril de 2019

Chega ao fim mais uma edição da Prova de Avaliação a Campo (PAC) das raças Hereford e Braford. Realizada em Bagé (RS) pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, a PAC reuniu 31 reprodutores, divididos entre as raças Hereford e Braford. Ao longo de sete pesagens oficiais, a genética de 13 criatórios gaúchos foi colocada à prova. Reunidos em um ambiente que proporcionou as mesmas condições de manejo e alimentação, o objetivo da PAC era extrair as melhores características de cada raça a campo.

A 15ª edição da PAC Hereford consagrou a Estância Guatambu, de Valter José Pötter, da cidade Dom Pedrito (RS), com o Touro tatuagem S1027. O animal apresentou no final da avaliação um ganho médio diário (GMD) de 1,077 Kg. Já na 24ª edição da raça Braford o destaque foi para o Touro tatuagem  T069, da propriedade de P.A.P Namür Paixão Suñe, Estância Retiro do Ouro, de São Gabriel (RS), fechando a prova com um GMD de 0,928 kg.

Para o Presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT), responsável pela organização da prova, Aldo José Tavares dos Santos, esta edição foi bastante positiva. “Foi uma prova bem melhor e com bons ganhos. Os touros na avaliação fenotípica foram muito bem avaliados pelos técnicos, se encontram com um bom desempenho corporal e mostrando um potencial individual bastante importante”. Dos Santos também destacou as características dos animais que participaram desta edição. “São animais adaptados, produtivos e pertencem a linhagens que vêm comprovando a sua performance, além de expressarem o que viemos buscando nas raças: produtividade e rapidez na terminação”.

O CDT informa que a estrutura para a edição 2019/2020 já está preparada e, além disso, a data de entrada dos animais deve ser adiantada em mais um mês, visando aproveitar ao máximo a condição dos animais e também a das pastagens forrageiras. Para isso, a entrada dos animais para o período de adaptação deve acontecer ainda no mês de maio, com as pesagens oficiais iniciando nos primeiros dias de junho.

Vale destacar a orientação do presidente do CDT aos programas de avaliação genética parceiros da ABHB para que entreguem os relatórios de desmame até o dia 15 de maio, de modo que os produtores possam escrever os terneiros já com esses dados em mãos.

A entrega oficial dos resultados deve acontecer no dia 22 de maio, quarta-feira, durante a programação da Nacional HB 2019, que acontece entre os dias 19 e 24 no Parque de Exposições Agrícola e Pastoril, em Uruguaiana (RS). Participaram desta edição, touros de 16 propriedade localizadas em nove municípios gaúchos: Estância Guatambu, Estância Nossa Senhora Auxiliadora, Wolf Agropecuária, Fazenda São Jorge, Estância São Francisco Xavier, Fazenda Santa Tereza, Estância do Bolso, Retiro do Ouro, Fazenda Santa Prenda, Agropecuária Sereno, Estância Rincão da Figura, Fazenda São Bento do Verde e a Estância Dona Genoveva.

Abaixo você confere o Informativo Oficial da última pesagem da PAC 2018/2019, ou através do link disponível AQUI.

Texto: Murilo Alves

Edição: Dhésika Vidikin

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »