ABHB e Agropecuária Caty recebem criadores de Braford uruguaios durante Gira Internacional   – Associação Brasileira de Hereford e Braford

ABHB e Agropecuária Caty recebem criadores de Braford uruguaios durante Gira Internacional  

Por em 11 de junho de 2018

A comitiva uruguaia contou com 38 criadores

Na última sexta-feira (8/06), cerca de 40 criadores de Braford do Uruguai estiveram visitando a Agropecuária Caty, localizada em Santana do Livramento, dos sócios e criadores Adroaldo e Bernardo Potter, para conhecer o programa de melhoramento genético e o sistema de produção utilizado na propriedade. Realizada desde 2009 no Brasil e na Argentina, a Gira Internacional Braford iniciou a sua etapa no Uruguai, visitando a estação de Tacuarembó, do Instituto Nacional de Investigação Agropecuária (INIA), para depois chegar ao Brasil, mais precisamente em Santana do Livramento.

Na foto, da es. para a dir.: Adroaldo Potter, Luciano Dornelles, Eduardo Eichenberg e Bernardo Potter

“Recebemos o grupo, composto por 38 criadores uruguaios, para uma explanação técnica do nosso programa genético, onde se relatou que desde 1957 a propriedade vem usando touros provados, alcançando resultados”, informou Adroaldo Potter. Conforme ele, diversos questionamentos foram feitos, com criadores muito interessados na qualidade genética do Braford brasileiro.

Após a explanação, uma gira pelos campos da Caty, “onde mostramos todas as categorias de animais, desde as terneiras e terneiros desmamados, as novilhas de sobreano, as novilhas de dois anos e meio prenhas, até culminar nos tourinhos de sobreano que vão à remate em outubro”, completou. Segundo ele, parte dos animais serão comercializados em São Paulo e outros em Dom Pedrito, durante o 46º remate realizado em conjunto com a Guatambu e a Alvorada.

Prestigiaram a gira, capitaneada pelo presidente da Associação uruguaia de Criadores de Braford e Zebu, Guzmán Vergara, o presidente da ABHB, Luciano Dornelles de Dorneles, e o seu vice-presidente, Eduardo Eichenberg, também presidente da Conexão Delta G. Na oportunidade, a Associação foi agraciada com uma placa de agradecimento pela acolhida e colaboração.

Presidente Luciano Dornelles com a placa em homenagem à colaboração da ABHB no evento

Realizado anualmente, a edição de 2017 passou por Bagé, onde visitaram os criatórios Cabanha Santa Helena, de Vórgia e Pedro Obino, e Rio Negro, de Gustavo Camponogara.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Fotos: Katega Vaz

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »