ABHB contribui para o melhoramento genético de SC ao enviar 750 doses de sêmen HB para o Estado

Por em 29 de dezembro de 2017

Touros HB participantes da PAC 2017/2018

Durante o mês de novembro de 2017, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) realizou o envio de 750 doses de sêmen a dois projetos de melhoramento genético no Estado de Santa Catarina. Esta ação ocorreu por meio de parcerias firmadas com o Polo de Excelência Genética para raças Taurinas (PoloGen), da Embrapa Pecuária Sul, e também com o Serviço de Inteligência em Agronegócio (SIA).

Para o primeiro projeto, foram enviadas 300 doses (ABHB/PoloGen) e quem ficou encarregado pelo recebimento e distribuição foi o Inspetor Técnico credenciado pela ABHB, Igor Saldanha. Já para o segundo, que é de responsabilidade do SIA, o envio ocorrerá em duas etapas: na primeira, foram enviadas 150 doses e para culminar, o restante do material será enviado em 2018.

O material genético foi distribuído entre oito produtores do oeste do estado, priorizando a associação de produtores da região. Ao falar sobre os benefícios da doação da ABHB, o Inspetor Técnico disse: ‘’É a genética do estado que sai ganhando, os animais da raça HB mostram uma padronização muito boa já na primeira cruza. Pela qualidade também é que eles são até 25% mais valorizados em leilões da região e têm uma maior procura.’’

Saldanha ficou responsável também por retornar dados e informações sobre o processo de inseminação ao PoloGen. Bruna Sollero é a pesquisadora à frente do projeto e também destacou a importância da parceria entre a Embrapa Pecuária Sul e a ABHB: ‘’O objetivo é divulgar o uso das raças, mostrar que o que a gente gera em pesquisas pode chegar mais fácil ao campo do produtor’’, pontua.

Outra parte do material foi encaminhada ao Projeto de Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte Catarinense, que é um trabalho do SIA em conjunto com a FAESC e o Senar/SC. ‘’O rebanho de Santa Catarina é despadronizado geneticamente e a qualidade das raças HB vai fazer muita diferença nesse aspecto’’, destacou Marília Lopes, Consultora Técnica do SIA.

Esta ação não visa beneficiar apenas os produtores que receberam as doses de sêmen. A qualidade da genética HB também chegará à mesa do consumidor, tendo em vista que Santa Catarina conta hoje com duas plantas frigoríficas participantes do Programa Carne Pampa: São João e El´Golli.  Ainda sobre os benefícios da doação e da qualidade das raças, Felipe Azambuja, Gerente de Operações da ABHB, afirma:

‘’Para a ABHB é uma grande satisfação poder contribuir com a melhoria da genética do Estado de Santa Catarina. O material genético enviado é diferenciado, visto que são oriundos de animais testados e aprovados na Prova de Avaliação a Campo. Ações como essa, além de garantir a melhoria genética do rebanho, fomentam as raças HB, proporcionando uma procura maior às raças.’’

Por: Murilo Alves, estagiário de jornalismo

Edição: Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »