ABHB apoia projeto de pesquisa para uso de marcadores genéticos na seleção das raças HB

Por em 20 de outubro de 2016

whatsapp-image-2016-10-20-at-15-10-10A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) está apoiando mais uma iniciativa do Polo de Excelência em Genética Taurina (PoloGen), vinculado à Embrapa Pecuária Sul, em parceria com o Conexão Delta G e GenSys Consultores Associado.

Trata-se do desenvolvimento de um projeto de pesquisa que buscará gerar as bases necessárias para a implementação da seleção aprimorada de rebanhos por marcadores das raças HB. Para tanto, a Entidade convida os seus associados e criadores a responder o formulário disponível AQUI.

A utilização de marcadores genéticos para predizer o valor genético dos animais exclusivamente a partir de uma amostra de DNA traz benefícios especialmente na seleção para características difíceis de melhorar usando somente informações de pedigree e fenótipos, por exemplo, resistência a doenças e parasitas, qualidade de carne, eficiência alimentar e longevidade de vacas.

O objetivo, portanto, é de avaliar junto aos criadores de Hereford e Braford qual(is) a(s) melhor(es) forma(s) de disponibilizar a tecnologia genômica para melhoria dos rebanhos. Neste processo, o custo do teste é variável de acordo com o número de animais medidos anualmente, número de características avaliadas e de marcadores considerados. O tempo de resposta estimado gira em torno de 10 a 15 minutos.

Por Dhésika Vidikin, estagiária de Jornalismo

Edição Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »