Abertas as inscrições para o teste de desempenho Hereford e Braford no CP CRV Lagoa

Por em 19 de junho de 2018

 

Em 2018, a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) estará apoiando mais uma edição da prova promovida pelo Centro de Performance CRV Lagoa e os criadores de Hereford e Braford tem até o dia 30 de junho para realizar as inscrições de animais através do link disponível clicando AQUI. O investimento por animal será de R$ 2.729,54, podendo ser parcelado em até 6x de R$ 454,93.

Serão aceitos reprodutores com data de nascimento entre 1º de agosto a 31 de outubro de 2017. Entre os pré-requisitos, na raça Hereford, animais PO e PC, e na raça Braford, animais registrados, ambos com registro individual feito por Inspetor Técnico Credenciado pela ABHB.

“Queremos dar sequência ao trabalho já desenvolvido pela ABHB em parceria com a CP CRV Lagoa, assegurando a partir de agora que o produto participante entre na Prova com certificado de qualidade atestado por um inspetor técnico credenciado pela Associação já na Estância. Isso não só irá aumentar a pressão do teste, como irá garantir uma maior qualidade do plantel participante, garantindo a identificação de animais realmente superiores”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo Tavares.

Para o ano que vem, explica ele, a ideia será enviar terneiros pré-selecionados através da avaliação realizada pelos programas de avaliação genética homologados pela Entidade: PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G. “Isso garantirá terneiros superiores o que fortalecerá ainda mais o teste da CP. Para a ABHB, é de extrema importância identificar estes touros verdadeiramente superiores nas raças Hereford e Braford”, destacou.

A recepção dos exemplares acontece até o dia 7 de julho, conforme Cassiano Pelle, Gestor Técnico de Programa – PAINT e CP.  “Duas raças quem têm demonstrado potencial muito grande. O Braford pelo cruzamento com animais ½ sangue Angus no Brasil-Central, já o Hereford percebemos uma procura crescente muito interessante”, disse ele, que aposta no crescimento do mercado na medida em que houver genética de ponta disponível para comercialização.

A participação no teste possibilita ao pecuarista ter avaliação genética de seus animais com aval da CRV Lagoa, além de identificar os melhores indivíduos do rebanho, também comparando com os de outros criatórios. Disponibiliza confinamento moderno, equipado com cochos InterGado e GrowSafe, além da possibilidade de ter animais contratados para comercializar sêmen pela Central; e, claro, o leilão dos animais classificados Top 30% ao final da prova. “É a prova mais completa de eficiência alimentar no Brasil”, justificou Pelle.

Características de avaliação

Diferente da Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), organizada pela ABHB em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, onde os animais são pré-selecionados através da avaliação à desmama realizada por programas de avaliação genética homologados pela ABHB (que retiram da avaliação, através de métodos matemáticos, o fator ambiente classificando os animais exclusivamente por mérito  genético), e submetidos a condições de desempenho a campo, onde o fator ambiental é reintroduzido, de forma a buscar os animais mais adaptados, a prova do CP avalia o desempenho dos  animais em regime de confinamento, porém  com dieta balanceada a fim de simular o desempenho do animal em regime de pastagem.

Tem por objetivo, como na PAC, mostrar as qualidades das raças Hereford e Braford dos criatórios participantes, avaliando além de peso e ganho médio diário, características como perímetro escrotal, qualidade de carcaça, avaliação por ultrassonografia (AOL – Área de Olho de Lombo, EGS – Espessura de Gordura Subcutânea e MARM – Marmoreio) e avaliação por escores visuais (conformação, precocidade, musculosidade, umbigo e temperamento) a fim de ranquear os reprodutores através de um índice que premia o animal mais balanceado para as características de interesse econômico para a pecuária de corte.

Edição anterior

Participaram do Teste no ano passado 35 reprodutores Braford registrados, oriundos de 9 criatórios: São Fernando (Uruguaiana – RS), Agropecuária Sereno (São Sepé – RS), São Bento do Verde (São Sepé – RS), Rancho Centauros (São Francisco de Paula – RS), Três Marias (Lavras do Sul – RS), Rio Negro (Bagé – RS) e Nossa Senhora Auxiliadora (Bagé – RS), Santa Fé (Palmeira – PR) e Fazenda Nova (Araçatuba – SP). O primeiro colocado – o exemplar Rio Negro 6002, de Gustavo e Gilberto Camponogara – atingiu a espetacular marca de 2,029 kg de ganho médio diário (GMD) e média geral de 1,611 kg.

Modernização do CP CRV Lagoa

A nova sede do Centro de Performance, localizada nas dependências da CRV Lagoa em Sertãozinho, no interior de São Paulo, tem um moderno confinamento, totalmente planejado para atender as necessidades da prova, com foco no bem-estar animal e conforto, com maior área por cabeça. A área de cocho também foi coberta. Anexo ao confinamento, existe um curral de manejo, projetado especialmente para atender o Centro de Performance, com espaço antiestresse. Considerado o maior e mais completo centro de performance da pecuária brasileira, o CP CRV Lagoa existe há 12 anos e já revelou diversos reprodutores de destaque de várias raças. Mais informações podem ser obtidas no site crvlagoa.com.br, através do e-mail cp@crvlagoa.com.br ou pelo telefone (16) 2105-2231.

Por Tatiana Feldens, reg. Prof. 13.654

Ascom ABHB

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Translate »