?semper Primus?

Bagé, 16 de outubro de 2013.
?Semper Primus?
Prezados Amigos;
No dia de hoje nossa entidade completa 55 anos de existência e foram bem vividos, graças à visão e ao esforço de criadores, que na década de cinquenta se uniram, e a boa condução de diversas diretorias ao longo dos anos, hoje nos orgulhamos da existência dessa singular entidade, tão singular que me atrevo a lembrar do vernáculo latino ?Semper Primus?, que é lema ao longo do tempo de diversas unidades militares de vanguarda e empresas cujo foco é a inovação, que podemos traduzir como ?Sempre a Frente?, sem temor e com muita dedicação na obtenção de resultados.
Nesta entidade, como já pude por diversas vezes me manifestar, lidamos todo dia com a dicotomia entre a tradição e a inovação, e isto reflete exatamente o dito em latim!

E, é assim, desde sua fundação, com diversas ações inovadoras a sua época, onde, por exemplo, chamou para si a responsabilidade de realizar o ?Herd-Book? para animais puros por cruza de uma raça de bovinos; exigiu exames de prenhes e testes andrológicos em exposições no Brasil; lançou um programa de qualidade de carne em escala industrial em parceria com o varejo e a indústria; criou o campeonato de animais rústicos na Expointer e desenvolveu pistas específicas para esse julgamento em diversos parques de exposições, trouxe para dentro de sua abrangência raça Braford; fez, na era das barreiras sanitárias, uma exposição realmente internacional, com transito rápido de animais e sendo a única nos últimos 40 anos; e ainda, levantou a bandeira da excelência da produção brasileira bovinos oriundos de raças estrangeiras e muitas outras ações de menor monta, mas que são inovadoras ou na pecuária ou para uma entidade de criadores.
Não é por acaso que, aqui no Rio Grande do Sul (sede da ABHB) em especial, quando citamos criadores de ponta na utilização de tecnologias, os primeiros nomes citados, raramente, deixam de ser de associados da ABHB.

Às vezes me dizem que na minha gestão a entidade passou a ser referência, e sou obrigado a discordar, hoje só ficamos mais expostos por causa do avanço das comunicações no campo, pois nossa entidade sempre foi referência, mas sempre trabalhamos sem fazer muito alarde, afinal somos produtores, nosso foco é a produção e não a plateia.
Neste dia que comemoramos 55 anos e que já não estão entre nós muitos dos fundadores de nossa associação, temos a certeza que onde estejam, estão muito orgulhosos por termos mantido o ideal que norteou a fundação desta entidade, superando inúmeros obstáculos, mas sempre na frente, trabalhando para entender e atender as necessidades dos produtores e as peculiaridades das raças, em busca da excelência da pecuária de corte no Brasil.
Feliz Aniversário Associação Brasileira de Hereford e Braford, no seu aniversário, a pecuária de corte brasileira é que ganha o presente!
Fernando Lopa
Presidente
Associação Brasileira de Hereford e Braford

Fechar